A internet e suas notícias falsas, AI, UX, Depressão e A Chegada

Resumo da semana, com links importantes e um pouco da minha opinião sobre os assuntos.

A internet e suas notícias falsas

Desde o início da internet existem notícias falsas, o que iniciou como uma simples brincadeira, hoje se tornou algo muito perigoso, talvez pela quantidade de pessoas que acreditam e repassam essas notícias sem verificar a veracidade dessas notícias, consultando as devidas fontes . O fato é que pessoas, governos e empresas são prejudicados devido a falácias disseminadas na internet. A vida de uma pessoa pode ser destruída por causa de uma simples foto no Facebook, onde a mesma foi confundida com um bandido, por exemplo. Caso que aconteceu no bairro onde moro, onde, depois de um assalto a um ônibus, uma foto divulgada nas redes sociais de um rapaz que também havia sido assaltado dentro do coletivo, deixava entendido que ele era o bandido. Mas como o caso foi logo desmentido, a pessoa em questão não teve muitos prejuízos sociais.

LINK: Homem tenta ajudar idosa em assalto e é acusado de participação no crime

Isso é terrível para a democracia, que deve ser transparente, o voto deve ser consciente e isso só é possível com acesso a informações verídicas, o podcast NBW fez uma ótima discussão sobre o assunto.

PODCAST: NBW 109 – Doria x Trump, fake news x democracia

Um ótimo site para acompanhar e verificar a veracidades daquelas notícias ‘suspeitas’ que aparecem na timeline do seu Facebook ou em grupos do Whatsapp, é o E-farsas.

LINK: E-farsas

AI

Falei um pouco sobre AI no último post, é um assunto que não acaba, o Bill Gates deu uma proposta para combater o desemprego gerado pela inteligência artificial.

LINK: Bill Gates sugere a criação de um “imposto sobre robôs” para combater o desemprego

E já que o assunto é esse, que tal entender um pouco como funciona o aprendizado de máquina? Esse site interativo demonstra como as inteligências artificiais ‘aprendem’.

LINK: Uma introdução visual ao aprendizado de máquina (Veja a matéria no InfoQ também, link)

UX

UX (user experience) é o estudo de como priorizar a experiência do usuário na interação de um produto, seja ele um site ou um aplicativo, ou até uma maquina de lavar ou um serviço de atendimento telefônico. Já havia recomendado por aqui um episódio do Hipsters ponto tech, excelente podcast de tecnologia. Mas essa semana o Scicast fez um episódio de UX, que vale muito a pena ouvir também.

POSCAST: Scicast #180: UX – Experiência do Usuário

POSCAST: Heurísticas e Buzzwords de UX – Hipsters #14

POSCAST: Prototipação: erre cedo para acertar cedo – Hipsters #28

Deixo também a dica de site para acompanhar as novidades desse assunto.

LINK: Site UX design Brasil

Depressão

Uma doença perigosa e pouco compreendida, mas que tem tratamento, a OMS divulgou nessa semana que o Brasil é o pais da América Latina com mais casos dessa doença, e que a mesma aumentou no mundo.

LINK: OMS registra aumento de casos de depressão em todo o mundo; no Brasil são 11,5 milhões de pessoas

Dois vídeos bacanas para assistir, uma dramatização de como é viver com depressão, e outro que descreve como lidar com alguém que tem a doença.

 

Recomendação de filme

Em ritmo de Oscar, essa semana assisti ‘A Chegada’, que concorre a melhor filme e outras sete indicações, excelente filme sobre contato alienígena, bem fora dos padrões, enfim não posso falar muito se não dou spoiler.

 

Depois de assistir, ouça o episódio do SciCast sobre o filme, onde discutem as questões científicas do filme.

PODCAST: Scicast 181: Live Oscar – A Chegada

Mais links

Curiosidade da semana: Você sabia que existe um pouco de Asteroids no GPS do seu carro?

Singapura quer transformar a cidade em uma ‘Sim City’ para aprender a combater os problemas em sua cópia virtual primeiro: Virtual Singapore Looks Just Like Singapore IRL—But With More Data

Novidades no blog

 

Abraços e até semana que vem, ou não 😉

 

 

Paulo Collares

Servo de Jesus Cristo, Analista de Sistemas, com especialidade em Engenharia de Software Saiba mais sobre mim