Privacidade e inteligência artificial | Links da semana #69

Faz um tempo que não publico os link da semana por aqui, depois de mais de um ano com essa publicação, parei pois queria fazer algo diferente, não apenas postar os links, mas gerar algum conteúdo a mais. Ainda não decidi como vai ser o modelo, mas vou experimentar, tentarei agrupar temas, elucidar um pouco sobre eles, e recomendar os links importantes. Não garanto a periodicidade semanal, mas sim um bom conteúdo… eu acho :p

Privacidade

Em tempos de Facebook, Google e outras ferramentas que se alimentam de nassas informações cotidianas para sobreviver, muito tem se falado sobre a privacidade online, do ponto de vista técnico é incrível ver quanto de informação podemos extrair sobre um grupo de pessoas ou indivíduos, e segmentar um conteúdo exclusivo para estes. Mas por outro lado, o poder de manipulação que esses veículos tem, ou de quem tem acesso a esses dados, é assustador.

LINK: BIG DATA: o segredo por trás da eleição de Trump

Neste artigo é descrito quão segmentado pode ser uma propaganda política usando dados digitais, e aqui não estou necessariamente criticando o uso na política, ou mas especificamente, na eleição americana, mesmo porque acredito ser inevitável esse futuro, mas como pode ser perigoso o uso mal intencionado dessas informações. Imagina o poder de manipulação que o Mark Zuckerber teria se realmente vier como candidato a presidência dos EUA, como está sendo especulado.

LINK: Zuckerberg 2020?

ah, e não estou só falando de dados extraídos de redes sociais, algo ‘supérfluo’, mas de aparelhos que te mantêm vivos:

LINK: O que acontece quando o dispositivo que te mantém vivo também pode te colocar na cadeia

Inteligência artificial

Tem se falado muito sobre inteligência artificial nos últimos tempos, é um assunto importante, pois já estamos vivemos essa realidade, e precisamos discutir para aprendermos como vamos conviver com ela em um futuro muito próximo.

Carros autônomos já são realidades em pequena escala, há quem diga que as pessoas que nascerem a partir de hoje, não precisaram mais dirigir.

LINK: Crianças nascidas em 2017 nunca vão dirigir um carro, diz especialista

Pode parecer uma utopia, e talvez ainda seja, mas a Uber, por exemplo, não está parada.

LINK: Uber’s Self-Driving Truck Makes Its First Delivery: 50,000 Beers (Imagina os taxistas do futuro… enfim…)

E para você que não confia em um ‘robô’ dirigindo para você, eles estão ficando bem inteligentes…

LINK: Carro da Tesla prevê acidente de trânsito.

Previsões como a que a maioria dos jovens hoje estão aprendendo profissões que serão ocupadas por inteligências artificiais em breve, são preocupantes.

LINK: 60% dos jovens estão aprendendo profissões que a AI vai ocupar em 20 anos

Pois podemos chegar em um estágio, que por mais que as pessoas se especializem simplesmente não haverá empregos disponíveis para seres humanos.

LINK: Robô da IBM substitui 34 funcionários de empresa no Japão

A solução, não sei, mas já há algumas propostas, curiosas no mínimo.

LINK: Elon Musk acha que precisaremos de renda básica universal num futuro sem trabalho

Mais links

Os indianos não estão de brincadeira no programa espacial deles: Veja o foguete indiano lançando 104 satélites de uma vez

Fé na humanidade restaurada 😉  Dono sacrifica Tesla para salvar outro motorista tendo um derrame

Este vídeo incrível te leva para uma volta ao mundo só com screenshots do Google Maps, essa ferramenta do Google maps é incrível, e o cara fez um vídeo muito bacana!

Novidades no blog

Coloquei bastante coisa nova aqui no blog nesse ultimo mês, Além de minha postagem de fim de ano com os Filmes, séries, HQs, livros e jogos de 2016, teve algumas postagens técnicas:

Falei um pouco de alguns jogos de tabuleiro que adquiri nos últimos tempos (vem mas postagens desse tipo por ai)

E tiveram até receitas!

Abraços e até semana que vem, ou não 😉

Paulo Collares

Servo de Jesus Cristo, Analista de Sistemas, com especialidade em Engenharia de Software Saiba mais sobre mim